Author Topic: Brazilian Portuguese (version 1.6.6b2)  (Read 13311 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline t3chn0k

  • Soldat Beta Team
  • Major(1)
  • ******
  • Posts: 22
Brazilian Portuguese (version 1.6.6b2)
« on: September 28, 2011, 10:12:35 am »
Hello,

In 2005, when the game's version was 1.3, I made it's first translation to Portuguese.
Michal even integrated it into the game, but never gave me the credits.

Now I have made a new translation for the version 1.6.0, and it is supperior to the actual version that comes with Soldat.

Please, I would like to know if you can replace the actual Soldat's portuguese translation for mine's.

Thank you.
« Last Edit: September 22, 2013, 02:26:54 pm by t3chn0k »

Offline n00bface

  • Global Moderator
  • Soldier
  • *****
  • Posts: 160
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #1 on: September 28, 2011, 07:27:56 pm »
Eu olhei para a sua tradução. Ele não é realmente tão bom quanto aquele que vem em Soldat 1.6. Eu sou uma pessoa nativa português para que eu possa dizer com certeza. Por favor, tente mais difícil de falar sua própria língua!

edit: fui eu quem fez a tradução que vem padrão com o jogo

Offline t3chn0k

  • Soldat Beta Team
  • Major(1)
  • ******
  • Posts: 22
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #2 on: September 29, 2011, 08:11:47 am »
Eu olhei para a sua tradução. Ele não é realmente tão bom quanto aquele que vem em Soldat 1.6. Eu sou uma pessoa nativa português para que eu possa dizer com certeza. Por favor, tente mais difícil de falar sua própria língua!

edit: fui eu quem fez a tradução que vem padrão com o jogo

O quê vc disse???

Das duas uma, ou o português de Portugal é MUITO mais diferente do brasileiro do que eu pensava, ou você não fala português.

O que significa a expressão: "Por favor, tente mais difícil de falar sua própria língua!"

??????????????

O seu português é MUITO diferente. De onde você é?

Te garanto que a minha tradução é muito boa para o português BRASILEIRO.

From: September 29, 2011, 09:13:31 am
Atenção, corrigi minha tradução, havia cerca de três erros mínimos, e alguns erros de falta de acentuação (resquício da minha primeira tradução feita em 2005, quando o Soldat ainda não aceitava acentos).

Versão melhorada:
« Last Edit: September 29, 2011, 09:13:32 am by t3chn0k »

Offline Shoozza

  • Retired Soldat Developer
  • Veteran
  • ******
  • Posts: 1632
  • Soldat's Babysitter
    • Website
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #3 on: September 29, 2011, 12:06:31 pm »
I don't understand what you said in post 2 and 3.
Please tell me what you were talking about so I can decide it I replace the translation or not.

Thanks.
Rules
Tools: ARSSE - SARS - SRB - chatMod

Offline t3chn0k

  • Soldat Beta Team
  • Major(1)
  • ******
  • Posts: 22
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #4 on: September 29, 2011, 01:34:09 pm »
Well, we were arguing about if my translation is better or not than his (he claims the current portuguese translation was made by him).

First of all, I can say with NO DOUBT that the current portuguese translation was made over my first translation (in 2005), and whoever wrote it gave me no credits - thus, as a plagiarism..

Second, after translating soldat 1.6, I did a localization work, focused in Brazil. So my translation is suited for brazilians (most of portuguese speakers that play Soldat are from Brazil).

I don't know where this guy is from, but his portuguese is very strange to me. May be he is from some country in south of Africa... Idk...

So you have two choices:

First: Replace the current translation for mine;
Second: Keep both translations, but specifying my translation as "Brazilian Portuguese".

If you agree with the second option, I'll be already satisfied. But I must say that I am not sure that that guy really speaks portuguese, since his speech had lack of verbal and nominal agreement.

Thanks for your time,

Felipe Augusto (from Brazil)  :)
« Last Edit: September 29, 2011, 07:46:33 pm by t3chn0k »

Offline deguix

  • Major
  • *
  • Posts: 79
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #5 on: September 29, 2011, 03:45:24 pm »
Bem... as duas traduções tem coisas erradas, mas eu prefiro a mudança. Algumas coisas que estão erradas:

- Em inglês, certas coisas como título de botões (ou título de modos, ou outras coisas) tem primeira letra de cada palavra maiúscula (quase todas). Isso não acontece em muitas outras linguagens. Em vez de escrever "Ponto da Equipe Alfa", tem que escrever "Ponto da equipe Alfa" (Alfa é o nome da equipe). Em vez de "Você pegou a Bandeira!" tem que ser "Você pegou a bandeira!"... e assim vai...
- Pelo amor de deus, "kickar" é "chutar".
- "Granadas estilhaçadas!" ou "Granadas aglomeradas!"?
- "Survival Mode" = "Modo de sobrevivência", "Advance Mode" = "Modo de avanço". E assim vai...
- Provavelmente usar "anti-trapaça" (não tenho certeza).
- "Modo Tela Cheia" -> "modo de tela cheia".
- "%s saiu da equipe Alpha" -> "%s saiu da equipe Alfa"
- "Bem-vindo" -> "Benvindo"

Deve ter mais coisas erradas além destas, então precisa ser revisto. Também precisa ver diferenças entre o inglês da versão atual e de uma versão antiga. Tem certas coisas que não batem com o que foi mudado no inglês desta versão.

--

Well, to summarize, both of those have things wrong. "t3chn0k"'s has a more translated feel compared to what's in soldat 1.6 (many things from this version has - like the modes, for example - are still in English). I'm sure that other brazilians would prefer "t3chn0k"'s version if it was revised (with some fixes listed in Portuguese above). Also he needs to check if it matches what was changed in the current English version (apparently some of the things are still of an old version).
« Last Edit: September 29, 2011, 04:02:05 pm by deguix »

Offline t3chn0k

  • Soldat Beta Team
  • Major(1)
  • ******
  • Posts: 22
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #6 on: September 29, 2011, 05:21:49 pm »
Quanto aos seguintes pontos:

1º. À questão de acertar as maiúsculas e minúsculas, eu concordo com você. A tradução está assim porque foi baseada no arquivo inglês original (de muito tempo atrás) e o mesmo continha esses erros;
2º. Ao "chutar" no lugar de kickar... é deprimente, já que ninguém usa o termo "chutar";
3º. Ao "Benvindo" (SIC) no lugar de "Bem-vindo", a palavra "Benvindo" não existe... A não ser o substantivo próprio ("Benvindo" é um nome de pessoa);
4º. Alpha, e Alfa, realmente... eu havia padronizado para "Alfa" e acabei me esquecendo de continuar assim depois dos updates... vou padronizar para "Alfa";
5º. Ao granadas estilhaçadas ou aglomeradas, fui eu que inventei os dois... Quando fiz minha primeira tradução em 2005 coloquei Aglomeradas, mas nessa última versão preferi o termo Estilhaçadas já que a ideia é a de uma granada que estoura estilhaços para todos os lados... Não existem granadas que explodem e soltam outras granadinhas...


Outra coisa, você deve levar em consideração que as vezes é mais pertinente usar um termo similar, porém que não corresponda a uma tradução literal, principalmente devido ao tamanho limitado dos botões.

Resumidamente, a meu ver o que falta é padronizar as maiúsculas e o "Alfa". Eu realmente não concordo com o uso da palavra "chutar", tampouco com "anti-trapaça". Isso é como chamar o mouse de "rato".

Como você bem disse, ainda há coisas para serem melhoradas, mas para mostrar o quanto os brasileiros gostam dessa minha versão, veja que no site do Baixaki já fizeram mais de 61.000 downloads dela:

http://www.baixaki.com.br/download/soldatbr.htm

Corrigi minha tradução de acordo com nossa discussão. Mantive os termos "kickar" e "anti-cheat". Os nomes dos modos de jogo continuam começando com maiúsculas em todas as palavras, pois foram considerados como títulos. Por favor, cheque o arquivo anexado a este post.

Obrigado pela crítica!

-------------------------------------------------

Summarizing, I still have some fixes to do, but they are just a few. And this is the proof that brazilians enjoy my translation, they downloaded it more than 61,000 times since I launched it. Check this link: http://www.baixaki.com.br/download/soldatbr.htm
This translation is available since the version 1.3. Note that they continued to download it, even after Soldat had it's own portuguese translation.

We were also arguing about translating or not the words "kick" and "anti-cheat". I think they should not be translated for a simple reason: their portuguese's correspondences are not usual. I mean, in portuguese "to kick" is "chutar", but when we want to kick someone from a server, we do use the word "kickar", which doesn't exist in portuguese. It is an anglicism, but it is how people speak here. Our language is not dead, it changes thru the time. And I must say that many words that were once considered as anglicisms are now in our portuguese's dictionaries.

Ok, I already fixed my translation. I kept the terms "kickar" and "anti-cheat". The game modes still start with capital letters in all words, since they were considered as titles. Please, check the file attached to this post.

Thanks
« Last Edit: September 29, 2011, 06:47:59 pm by t3chn0k »

Offline Shoozza

  • Retired Soldat Developer
  • Veteran
  • ******
  • Posts: 1632
  • Soldat's Babysitter
    • Website
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #7 on: September 29, 2011, 07:00:40 pm »
Sorry for not crediting you but we have no idea who made the translations because it wasn't documented.
I will have to check the the documentation files and add them.
But then again the documentation is outdated.

Anyways I will use your translation in the next Soldat version if no one has anything against it.
Your name will be in the credits files I just need to figure out where this stuff has to go.
Rules
Tools: ARSSE - SARS - SRB - chatMod

Offline t3chn0k

  • Soldat Beta Team
  • Major(1)
  • ******
  • Posts: 22
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #8 on: September 29, 2011, 07:04:32 pm »
Sorry for not crediting you but we have no idea who made the translations because it wasn't documented.
I will have to check the the documentation files and add them.
But then again the documentation is outdated.

Anyways I will use your translation in the next Soldat version if no one has anything against it.
Your name will be in the credits files I just need to figure out where this stuff has to go.

Thank you very much for your attention! =)
Whenever you need portuguese translations, please contact me!
I hope to keep translating future versions of Soldat.

Offline duz

  • Flagrunner
  • ****
  • Posts: 586
  • Old nick: HunterZ
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #9 on: September 29, 2011, 10:38:25 pm »
t3chn0k is a good guy ;) Nice job man.
The 1.6 pt-br translation is made by Hex and you can find him at #soldat.bra.

----

t3chn0k, acho que "Cluster grenade" tem como tradução correta até pelo nome da granada na realidade como "granada de fragmentação" ou algo do tipo com palavra "fragmento". Veja você mesmo no Google: http://is.gd/TII134
2002-2007 / 2009-2012
HunterZ The Movie I / II / III
Awards

Offline Prodigyx

  • Soldier
  • **
  • Posts: 188
    • SoldatX Brasil
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #10 on: September 29, 2011, 11:52:41 pm »
t3chn0k is a good guy ;) Nice job man.
The 1.6 pt-br translation is made by Hex and you can find him at #soldat.bra.

----

t3chn0k, acho que "Cluster grenade" tem como tradução correta até pelo nome da granada na realidade como "granada de fragmentação" ou algo do tipo com palavra "fragmento". Veja você mesmo no Google: http://is.gd/TII134

The 1.6 pt-br translation was made by me.
« Last Edit: September 30, 2011, 09:05:00 am by Prodigyx »
SoldatX - SX Brasil - www.soldatx.com

Offline duz

  • Flagrunner
  • ****
  • Posts: 586
  • Old nick: HunterZ
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #11 on: September 30, 2011, 12:00:22 am »
The 1.6 pt-br translation was made me.
Ah, you know... Made by Hex in 1.5, fixed by Prodigy in 1.6.
2002-2007 / 2009-2012
HunterZ The Movie I / II / III
Awards

Offline deguix

  • Major
  • *
  • Posts: 79
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #12 on: September 30, 2011, 09:30:09 am »
- A diferença é que mouse é um substantivo em português, kickar não é um verbo em português. E eu que estou nos EUA ouvindo em inglês (tradução literal): "usando o rato", "chute-o"... bem, eu não sei se os jogadores aí usam "kickar" direto. Propriamente mencionada por você em inglês. Provavelmente o pessoal aí usa "kickar" direto.
- Benvindo é correto também - eu também não acreditei nisso até a hora que o Mozilla foi ajustar a tradução em português do instalador NSIS, em que eu era o tradutor. Aí, eu foi olhar no dicionário, e não tinha bem-vindo, só benvindo. Talvez depois do ajuste ortográfico acabaram ficando com as duas formas, e pra falar verdade, "benvindo" pode ser um nome de pessoa sim, então eu preferiria mesmo "bem-vindo". Ninguém é doido em ser chamado de "bem-vindo".

Tem mais algumas coisas:
- linha 44: "This option will be available to you after registering." -> "Esta opção estará disponível para você após o registro."
- 45: "To register now just type www.soldat.pl/register in your browser." -> "Para registrar agora, digite www.soldat.pl/register no seu navegador."
- 56-59: não tem o "!" no final, a não ser que seja melhor assim.
- 191: "Weapon and Gostek graphics cannot exceed size 64x64 and 16x16. Network play is impossible. Please reinstall the game if this is not intentional." -> "Não é possível jogar com gráficos de armas ou gosteks tão grandes na rede (16x16 e 64x64, respectivamente). Por favor, se não for intencional, reinstale o jogo."
- 276: o chute por "flood" é de 20 minutos agora.
- 282: "*SERVER*" -> "*SERVIDOR*"
- 428: ""Gore"" fica assim mesmo. No momento está como "Goil" por alguma razão.
- 585: "Blank screen while bonus fix (ATI cards)" -> "Correção para tela branca quando estiver usando bônus (placas ATI)" (eu também não entendia do que se tratava até a hora que joguei no computador do meu pai que usava uma placa ATI, toda hora que se usava bônus, não aparecia nada - com o fix, a cor da tela, que geralmente muda com o bônus, fica como se estivesse sem bônus) - EDIT: deveria ser "tela negra", porque a tela fica totalmente preta.
- 605: seria a "saída de som", não "reprodução de som".
- 615: "Please register to record demos as long as you want." -> "Por favor, registre para gravar demonstrações do tempo que quiser." (provavelmente "demonstrações" pode ser simplificado para "demo", como no resto do arquivo de tradução)
- 621: "(set with the Advance Amount option)" -> "(configure com a opção "Montante de avanço")" (não me lembro se a opção é chamada desta maneira)
- 636: + "ou conexão ao jogo" (mas me parece que não cabe, não tenho certeza se isso apareceria em múltiplas linhas, ou mais comprimido).
- 649: "change" -> "mudança" (eu não me lembro se iria caber ou não, mas ficar com "change" não é bom - se não couber, provavelmente tire o espaço entre mudança e %).
- 669: eu não tenho a menor idéa aonde isto aparece.
- 675: teclas padrões. ops, é só um padrão...
- 695: "Gamma" -> "Gama".
- 728: as duas linhas anteriores tinham as opções em letras minúsculas, esta linha aqui também aparece na mesma tela, então "Cancelar" também deveria ser minúscula.
- 731: "Transferência de arquivos" (vários arquivos, uma transferência).
- 740/741/744: elas não cabem (aperte F2 durante o jogo).
« Last Edit: September 30, 2011, 09:59:00 am by deguix »

Offline t3chn0k

  • Soldat Beta Team
  • Major(1)
  • ******
  • Posts: 22
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #13 on: September 30, 2011, 10:00:24 am »
Valeu pela ajuda deguix, vou dar uma boa olhada em tudo isso que você falou.

Quanto à história do "benvindo"... a preferência ainda é por "bem-vindo", principalmente pelo uso no Brasil. Alguns dicionários, como o Michaelis, sequer reconhecem essa palavra. Já outros, como o Houaiss, a reconhecem mas a caracterizam como "forma não preferencial de bem-vindo". Na dúvida, eu sempre opto pela forma que é usual.

O "5 Espectador" aparece quando você escolhe entre uma das quatro equipes (pressionando de 1 a 4) ou para ser apenas um espectador do jogo (pressionando 5) .

Seguindo conselho do Duz, granadas estilhaçadas voltaram a ser "Granadas de fragmentação" (como era na minha primeira tradução de 2005), no menu opções foi mudado para "G.Frag" devido à falta de espaço.

Arquivo consertado/Fixed file:
« Last Edit: September 30, 2011, 01:07:56 pm by t3chn0k »

Offline Shoozza

  • Retired Soldat Developer
  • Veteran
  • ******
  • Posts: 1632
  • Soldat's Babysitter
    • Website
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #14 on: September 30, 2011, 04:41:28 pm »
Ok updated to latest version.
Rules
Tools: ARSSE - SARS - SRB - chatMod

Offline Prodigyx

  • Soldier
  • **
  • Posts: 188
    • SoldatX Brasil
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #15 on: October 16, 2011, 12:10:02 pm »
New Soldat 1.6.2 texts translations.
SoldatX - SX Brasil - www.soldatx.com

Offline Shoozza

  • Retired Soldat Developer
  • Veteran
  • ******
  • Posts: 1632
  • Soldat's Babysitter
    • Website
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #16 on: October 16, 2011, 01:19:49 pm »
Thanks for the update! Will be added in next version (if we don't change stuff again :P).
Rules
Tools: ARSSE - SARS - SRB - chatMod

Offline t3chn0k

  • Soldat Beta Team
  • Major(1)
  • ******
  • Posts: 22
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6
« Reply #17 on: October 28, 2011, 11:28:08 am »
This is my 1.6.2 pt-br translation. It is based on my last translation... all I did was adding those 17 extra lines. Modesty aside, it is very good.

If you change anything else, just let me know and I will fix the translation.


Thanks. :)
« Last Edit: October 28, 2011, 11:41:28 am by t3chn0k »

Offline Shoozza

  • Retired Soldat Developer
  • Veteran
  • ******
  • Posts: 1632
  • Soldat's Babysitter
    • Website
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6 (now 1.6.2)
« Reply #18 on: November 27, 2011, 02:13:26 pm »
Just for the records: Updated the translation ;) thanks t3chn0k.
Rules
Tools: ARSSE - SARS - SRB - chatMod

Offline Prodigyx

  • Soldier
  • **
  • Posts: 188
    • SoldatX Brasil
Re: Brazilian Portuguese for version 1.6 (now 1.6.2)
« Reply #19 on: March 27, 2012, 10:47:17 pm »
Translation for Soldat 1.6.3:

I translated new lines according to new Shoozza's update: http://forums.soldat.pl/index.php?topic=41775.0

File attached.
SoldatX - SX Brasil - www.soldatx.com